![]() | BREVE HISTÓRIA DO COMPUTADOR PARTE II |
• ENIAC - 1946
John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletron ic Numerical Integrator and Calculator).

As idéias de von Neumann - que são utilizadas até hoje - fizeram com que os computadores pudessem ser programados através de programas, rotinas de manipulação de dados que se utilizam de instruções próprias do computador.
O ENIAC tinhas as seguintes características:
- totalmente eletrônico
- 17.468 válvulas
- 500.000 conexões de solda
- 30 toneladas de peso
- 180 m² de área construída
- 5,5 m de altura
- 25 m de comprimento
- 2 vezes maior que MARK I
- totalmente eletrônico
- 17.468 válvulas
- 500.000 conexões de solda
- 30 toneladas de peso
- 180 m² de área construída
- 5,5 m de altura
- 25 m de comprimento
- 2 vezes maior que MARK I
![]() | Tipo de válvula a vácuo utilizada pelo Eniac. A válvula é um tubo de vidro do qual praticamente todo o gás foi retirado, criando um ambiente de vácuo, contendo eletrodos e grades metálicas, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. |
• TRANSISTOR - 1947

Por ser um componente baseado na tecnologia dos semicondutores - elementos com propriedades físicas especiais, tal como o germânio e o silício - o transistor é considerado um "componente do estado sólido" e possui a grande vantagem de não se aquecer como as válvulas nem muito menos quebrar por choque físico, além de ser fisicamente muito menor.
Gradativamente as válvulas passaram a ser substituídas por transistores, fazendo com que a maioria dos equipamentos eletrônicos, e leia-se aí os computadores, passassem a ocupar um menor espaço físico, esquentando menos e consumindo menos corrente elétrica.
• EDVAC - 1949
O EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer) ou "Computador Eletrônico de Variáveis Discretas". Apesar de ser mais moderno, não diminuiu de tamanho e ocupava 100% do espaço que o ENIAC ocupava. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memória interna que o ENIAC - um grande salto para a época.
As instruções já não eram passadas ao computador por meios de fios ou válvulas: elas ficavam em um dispositivo eletrônico denominado linha de retardo. Esse dispositivo era um tubo contendo vários cristais que refletiam pulsos eletrônicos para frente e para trás muito lentamente. Um outro grande avanço do EDVAC foi o abandono do modelo decimal e a utilização dos códigos binários, reduzindo drasticamente o número de válvulas.
Seus criadores, Mauchly e Eckert, começaram a trabalhar neste modelo logo após o lançamento do ENIAC.O EDVAC foi planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto programas quanto dados em sua expansão de memória interna.
Os dados, então, eram armazenados eletronicamente em um meio material composto de um tubo cheio de mercúrio, conhecido como linha de retardo, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônicos que se refletiam para frente e para trás, tão lentamente quanto podiam, de fato a reter a informação, semelhante a um desfiladeiro que retém um eco, que Eckert descobriu por acaso ao trabalhar com radar.
• EDSAC - 1949

Seu inventor foi o cientista inglês - Maurice Wilkes, o EDSAC foi o primeiro computador operacional em grande escala capaz de armazenar seus próprios programas.
• LEO - 1954
LEO 1 - O PRIMEIRO COMPUTADOR COMERCIAL

A computação comercial na Inglaterra começou em um lugar inusitado. Em 1947, foi tomada uma decisão pioneira: tentar construir um computador que pudesse automatizar o trabalho de escritório.
Seria o primeiro computador de uso comercial do mundo. Essa decisão criativa partiu de uma fonte surpreendente: a J. Lyons, empresa proprietária de uma rede de casas de chá.
As operações da Lyons envolviam grande número de pequenas transações e, para que o negócio fosse rentável, era necessário manter a contabilidade sob rígido controle. Mesmo depois da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, a empresa empregava mais de mil funcionários para controlar a contabilidade das casas de chá.
Na verdade, a J. Lyons já tinha uma longa tradição de inovações nos métodos administrativos: introduziu o uso de máquinas de calcular em suas lojas em 1896 e, por volta de 1930, fazia experiências registrando transações em microfilmes. Nessa época, criou também o primeiro centro de pesquisas de administração para introduzir novos métodos operacionais. O LEO (Lyons Electronic Office), que foi o resultado de uma parceria entre a J. Lyons e a Universidade de Cambridge, foi, portanto, projetado de acordo com essas necessidades, mas só se tomou operacional em 9 de fevereiro de 1954, quando calculou a folha de pagamento dos 1.700 membros da equipe.

John Mauchly e Presper Eckert abriram uma firma na Filadéfia e criaram o UNIVAC - Universal Automatic Computer, ou seja, "Computador Automático Universal", o qual era destinado ao uso comercial.
Era uma máquina eletrônica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados. O UNIVAC foi utilizado para prever os resultados de uma eleição presidencial.
• IBM 701 - 1953
A IBM passa a dominar o mercado de computadores ao construir seus computadores em escala comercial, com o lançamento do IBM 701 em 1953.
A IBM passa a dominar o mercado de computadores ao construir seus computadores em escala comercial, com o lançamento do IBM 701 em 1953.
![]() IBM 701 | No *console do IBM 701 eram utilizados cartões perfurados para o armazenamento de programas e dados. CONSOLE = Unidade que permite que um operador se comunique com um sistema de computador, terminal principal ou centro de controle. A partir da criação da técnica de circuito impresso, em 1957, os computadores puderam diminuir um pouco mais de tamanho. As placas de circuito impresso são utilizadas na ligação elétrica entre os diversos componentes existentes em um circuito eletrônico. Antes, todas estas ligações eram feitas através de suportes e fios, o que acarretava mau-contato e instabilidade. Com o circuito impresso estas ligações são feitas em uma placa rígida, bastante estável e apresentando muito menos problemas de contato, sem contar que os componentes ficam melhor fixados. Nesse mesmo ano é desenvolvida a linguagem FORTRAN (Formula Translator), a primeira linguagem de alto nível para computadores. |
![]() CONSOLE DO IBM 701 |
• IBM 650 - 1954
O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg.

O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos) - o que foi considerado um exagero.
Apesar do pessimismo, em 1958, duas mil unidades do IBM 650 estavam espalhadas pelo mundo. O IBM 650 era capaz de fazer em um segundo 1.300 somas e 100 multiplicações de números de dez dígitos.

CONSOLE DO IBM - 650
• ATLAS, IBM 1401 e IBM 7094 - 1962
![]() | Em 1962 foram usados pela primeira vez discos magnéticos para o armazenamento de informações, no computador Atlas. Os primeiros computadores a se utilizarem totalmente de transistores foram o IBM 1401 e IBM 7094 que juntos, venderam mais de 10.000 unidades, reafirmando mais uma vez a demanda por um indústria mundial de computadores. |
![]() IBM 1401 | ![]() IBM 7094 |
Na época, além de serem gigantescos, os computadores usavam imensas unidades de fita magnética para o armazenamento de informações para uso posterior, além de sistemas de cartões perfurados, onde as informações que você queria passar para o computador eram marcadas através de perfurações feitas em cartões para a posterior leitura pelos computadores - processo extremamente demorado. Obviamente tais discos magnéticos ainda estavam longe de serem parecidos com os discos magnéticos como conhecemos hoje em dia.
• PDP-5 - 1963
![]() PDP-5 | Em em 1963 foi lançado pela empresa americana DEC - Digital Equipament Corporation, o primeiro minicomputador.o PDP-5. |

A criação de um pólo de pesquisas avançadas - a ARPA (Advanced Research Projects Agency) - fez com que surgissem vários conceitos que foram empregados e que refletem direta e indiretamente tudo o que há no mundo da informática hoje.
Entre eles podemos destacar a interação homem-máquina - tendo como conseqüências como a criação dos video-games - e redes descentralizadas de computadores - possibilitando a criação de redes globais de computadores como a Internet, que hoje conhecemos tão bem.
Neste ponto havia a necessidade de serem criados instrumentos confiáveis e, principalmente, que ocupassem pouco espaço físico. Deste modo, em 1963 começou a produção dos primeiros circuitos integrados, com a junção de vários transistores em um só componente, colocando um circuito relativamente grande dentro de uma só pastilha de silício.
• CIRCUITO INTEGRADO (MICROPROCESSADOR) - 1964
![]() | Em 1964, os circuitos integrados feitos de cilício permitiram o miniaturização de componentes eletrônicos. Isso tornou possível reduzir o tamanho e o preço dos computadores. Teve também consequentemente a melhoria de seu desempenho, conseqüentemente de seu poder e também de sua confiabilidade. O INTEL 4004 desenvolvido em 1971, foi o primeiro microprocessador, era o primeiro circuito integrado que incorpora todos os elementos de um computador em somente um caso: unidade calculadora, memória, controle do inputs/outputs. |
• IBM 360 - 1964
![]() IBM 360 | Um dos primeiros computadores a utilizar circuitos integrados foi o IBM/360, lançado em 1964. Avançadíssimo para a época, fez com que todos os outros computadores fossem considerados totalmente obsoletos, fazendo com que a IBM vendesse mais de 30.000 computadores deste. |

Hoje parece impossível mexer no computador sem a ajuda de um mouse, certo? Pois agradeça ao Douglas Engelbart por ter criado esse "ratinho" em 1968, depois de ter passado 5 anos desenvolvendo esse equipamento essencial aos usuários de computadores.
Douglas nasceu no dia 30 de janeiro de 1925 no estado do Oregon, lá nos Estados Unidos, e trabalhou duro no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde inventou o mouse.
O mais engraçado é que a primeira versão que ele fez era de... madeira! Pois é, além disso, esse primeiro mouse tinha apenas um botão e movia-se sobre pequenas rodinhas.
Mas as pessoas comuns só tiveram o gostinho de usar o mouse um bom tempo depois: em 1982, quando a empresa Apple lançou o famoso sistema de "apontar e clicar". Foi nesse mesmo ano que criaram o mouse de duas teclas. Quem iria imaginar que um simples "rato" pudesse simplicar tanto nossa vida...
![]() TÍPICA CENTRAL DE COMPUTADORES NA DÉCADA DE 70 |

• APLE II - 1977O primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou na escola apareceu em 1977. Era o Apple II, criado por um norte-americano chamado Steven Jobs, dono da empresa Apple (que faz toda a linha de computadores Macintosh).
![]() | O Apple II era parecido com os micros de hoje, pois era fácil de ligar, mexer e transportar. Depois disso, foram aparecendo vários outros. Todos já tinham essa forma básica de hoje: teclado, monitor e unidade central de processamento, a CPU, o mouse ainda não existia nessa época. Esses computadores de uso pessoal ficaram conhecidos como PCs (do inglês Personal Computer), computadores pessoais. Esses micros não funcionavam com válvulas, como o Eniac, mas com transistores, que foram evoluindo e ficando cada vez menores. Também ganharou um novo material, o silício, que é um tipo de areia refinada. |
Nos anos 60, um grupo de americanos descobriu que era possível fazer um transistor especial, usando uma espécie de "sanduíche de silício". Era o chip, o componente básico dos computadores da atualidade, que processam informação cada vez mais rápida.
• Computadores de Quarta Geração
FOI AÍ QUE COMEÇOU A ERA DOS CHIPS...
Na década de 80, foi criado o ICLSI - Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integração" ou Chip, onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha.
Quem inventou o chip foi a Intel, uma empresa que existe até hoje e é uma das mais poderosas do mercado de informática. Um de seus fundadores, Gordon Moore, criou uma regra que ainda é válida: os chips de computadores dobram sua capacidade de processar informação a cada 18 meses. É por isso que um computador antigo acaba virando velharia, porque sempre tem outro mais rápido nas lojas ou sendo inventado.
• IBM-PC - 1981

Tinha 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz.
O sistema operacional era MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, desenvolvido pela Microsoft, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft.
• OSBORNE I- 1982
![]() | Em 1982, o jornalista especializado em microcomputadores Adam Osborne fundou sua empresa e lançou o Osborne I, então foi lançado o primeiro computador portátil do mundo. |
![]() F-100 - CHIP DENTRO DO BURACO DE UMA AGULHA | Os "chips" vêm diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores, como é o caso da microminiaturização do microprocessador F-100, que mede somente 0,6 cm2 é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha! Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de IC VLSI - Integrated Circuit Very Large Scale Integration, ou seja, "Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração". Leptops, palmtops e computadores integrados a diversos aparelhos nos mais variados campos do conhecimento demonstram que cada vez ficam menores e mais potentes estas máquinas maravilhosas. |
• GERAÇÃO DE COMPUTADORES
A arquitetura de um computador depende do seu projeto lógico, enquanto que a sua implementação depende da tecnologia disponível.
A arquitetura de um computador depende do seu projeto lógico, enquanto que a sua implementação depende da tecnologia disponível.
As três primeiras gerações de computadores refletiam a evolução dos componentes básicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes.
Os computadores de Primeira Geração (1945-1959) usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.
A Segunda Geração (1959-1964) substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.
A Terceira Geração de computadores (1964-1970) foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
A Quarta Geração, a partir de 1970 até 1981, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanosegundos (bilionésima parte do segundo).
Especial - A Historia dos Antigos computadores da Apple Computer
Olá Retrogamers
Venho a mais um especial falar dos antigos computadores que fizeram historia, venho aqui a falar do Apple Old Computer. O inicio da evolução dos computadores os criadores como Steve Wozniak que criou o primeiro computador junto com Steve Jobs que fez a grande empresa Apple.
Nesse especial vou falar dos computadores:
Apple I
Apple II
Apple II Plus
Apple Iie
Apple III
Apple Lisa
Macintosh


O Apple I, também conhecido por Apple-1, foi um computador pessoal primitivo, desenhado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak, Steve Jobs teve então a idéia de vender o computador.
Steve Jobs e Steve Wozniak


Imagens do Apple I



O Apple I foi o primeiro produto da Apple, exibido em abril de 1976 no Homebrew Computer Club em Palo Alto, Califórnia. Foi posto à venda em julho de 1976 ao preço de USD$ 666,66, alegadamente porque Wozniak gostava de repetir números e também porque era vendido a uma loja da localidade por US $500, acrescentando-se 1/3 como markup. Cerca de 200 unidades foram produzidas.
Steve Jobs fazendo uma demonstração

Diferentemente de outros computadores feitos por hobbyistas nessa época, os quais eram vendidos sob forma de kits, o Apple I era uma placa de circuito impresso totalmente montada, contendo cerca de 30 chips.


Todavia, para se chegar a um computador que funcionasse, os usuários tinham de acrescentar um gabinete, fonte de energia, teclado e monitor. Uma placa de expansão opcional, contendo uma interface para cassetes, utilizados no armazenamento dos dados e programas, foi lançada posteriormente ao custo de US$ 75.
Tela do Apple I

O Apple I é por vezes creditado como o primeiro computador pessoal a ser vendido totalmente montado; todavia, outros argumentam que a honra pertence a outras máquinas, tais como o MOS Technology KIM-1, o Datapoint 2200 ou, mais geralmente, ao Altair 8800 (o qual podia ser adquirido sob forma de kit ou, por um valor extra, montado).
MOS Technology KIM-1

Datapoint 2200

Altair 8800

A eletrônica do terminal Apple I era peculiar. Tudo o que se precisava acrescentar era um teclado e um monitor barato. Máquinas concorrentes, como o Altair 8800 geralmente eram programados com chaves frontais e usavam luzes indicadoras (LEDs vermelhos, quase sempre) para exibir o resultado de suas operações e necessitavam de hardware adicional para poder ser conectados a um terminal ou a um teletipo. Isto fez do Apple I uma máquina inovadora para sua época.

O Apple I foi descontinuado em março de 1977, quando foi substituído pelo Apple II que acrescentou capacidades gráficas e de som.

Em 2005 estimava-se que ainda existiam cerca de 30 ou 50 Apple I, o que o torna um item de colecionador. Conta-se que um Apple I teria sido vendido por US$ 50.000 num leilão em 1999; todavia, um preço mais típico gira em torno de US$ 14.000–US$ 16.000. Um clone compatível a nível de software com o Apple I (o Replica 1), produzido com peças modernas, foi lançado em 2003 por cerca de US$ 200.
O Apple II foi um modelo de computador fabricado pela Apple no final da década de 1970.

O primeiro Apple II foi vendido em 5 de Junho de 1977, equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, um interface para cassetes áudio e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC.

O controlador de vídeo apresentava 24 linhas com 40 colunas de carateres (apenas letras maiúsculas), com saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão. Os utilizadores podiam gravar e carregar os programas a partir de um gravador de cassetes áudio. O preço de venda variava entre USD $1298 (com 4KB RAM) e USD $2638 (com 48KB RAM).

O Apple II Plus (ou Apple II+) foi o segundo modelo da série de microcomputadores Apple II produzido pela Apple Computer
Venho a mais um especial falar dos antigos computadores que fizeram historia, venho aqui a falar do Apple Old Computer. O inicio da evolução dos computadores os criadores como Steve Wozniak que criou o primeiro computador junto com Steve Jobs que fez a grande empresa Apple.
Nesse especial vou falar dos computadores:
Apple I
Apple II
Apple II Plus
Apple Iie
Apple III
Apple Lisa
Macintosh


O Apple I, também conhecido por Apple-1, foi um computador pessoal primitivo, desenhado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak, Steve Jobs teve então a idéia de vender o computador.
Steve Jobs e Steve Wozniak


Imagens do Apple I


O Apple I foi o primeiro produto da Apple, exibido em abril de 1976 no Homebrew Computer Club em Palo Alto, Califórnia. Foi posto à venda em julho de 1976 ao preço de USD$ 666,66, alegadamente porque Wozniak gostava de repetir números e também porque era vendido a uma loja da localidade por US $500, acrescentando-se 1/3 como markup. Cerca de 200 unidades foram produzidas.
Steve Jobs fazendo uma demonstração

Diferentemente de outros computadores feitos por hobbyistas nessa época, os quais eram vendidos sob forma de kits, o Apple I era uma placa de circuito impresso totalmente montada, contendo cerca de 30 chips.


Todavia, para se chegar a um computador que funcionasse, os usuários tinham de acrescentar um gabinete, fonte de energia, teclado e monitor. Uma placa de expansão opcional, contendo uma interface para cassetes, utilizados no armazenamento dos dados e programas, foi lançada posteriormente ao custo de US$ 75.
Tela do Apple I

O Apple I é por vezes creditado como o primeiro computador pessoal a ser vendido totalmente montado; todavia, outros argumentam que a honra pertence a outras máquinas, tais como o MOS Technology KIM-1, o Datapoint 2200 ou, mais geralmente, ao Altair 8800 (o qual podia ser adquirido sob forma de kit ou, por um valor extra, montado).
MOS Technology KIM-1

Datapoint 2200

Altair 8800

A eletrônica do terminal Apple I era peculiar. Tudo o que se precisava acrescentar era um teclado e um monitor barato. Máquinas concorrentes, como o Altair 8800 geralmente eram programados com chaves frontais e usavam luzes indicadoras (LEDs vermelhos, quase sempre) para exibir o resultado de suas operações e necessitavam de hardware adicional para poder ser conectados a um terminal ou a um teletipo. Isto fez do Apple I uma máquina inovadora para sua época.

O Apple I foi descontinuado em março de 1977, quando foi substituído pelo Apple II que acrescentou capacidades gráficas e de som.

Em 2005 estimava-se que ainda existiam cerca de 30 ou 50 Apple I, o que o torna um item de colecionador. Conta-se que um Apple I teria sido vendido por US$ 50.000 num leilão em 1999; todavia, um preço mais típico gira em torno de US$ 14.000–US$ 16.000. Um clone compatível a nível de software com o Apple I (o Replica 1), produzido com peças modernas, foi lançado em 2003 por cerca de US$ 200.
O Apple II foi um modelo de computador fabricado pela Apple no final da década de 1970.

O primeiro Apple II foi vendido em 5 de Junho de 1977, equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, um interface para cassetes áudio e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC.

O controlador de vídeo apresentava 24 linhas com 40 colunas de carateres (apenas letras maiúsculas), com saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão. Os utilizadores podiam gravar e carregar os programas a partir de um gravador de cassetes áudio. O preço de venda variava entre USD $1298 (com 4KB RAM) e USD $2638 (com 48KB RAM).

O Apple II Plus (ou Apple II+) foi o segundo modelo da série de microcomputadores Apple II produzido pela Apple Computer
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 983x737. |

O Apple II Plus tinha um total de 48 KiB de RAM, expansíveis para 64 Kb através de um cartão de linguagem (uma placa de expansão que podia ser instalada no slot 0 do microcomputador). O microprocessador 6502 do Apple dava suporte a um máximo de 64 KiB de memória e uma máquina com 48 KiB RAM atingia este limite por causa dos 16 KiB adicionais da ROM. Por este motivo, a RAM extra no cartão de linguagem tinha de ser chaveada com a ROM embutida da máquina, permitindo que programas fossem carregados na memória adicional como se ocupassem o espaço da ROM.
Utilizadores podiam assim carregar o Integer BASIC do disquete para o cartão de linguagem e chavear entre os dialetos Integer e Applesoft do BASIC através dos comandos do DOS 3.3 INT e FP como se eles estivessem no cartão de expansão do BASIC ROM. O cartão de linguagem também era exigido para utilizar os compiladores UCSD Pascal e FORTRAN 77, que foram lançados pela Apple mais ou menos nessa mesma época.
Applesoft BASIC

DOS 3.3 INT

UCSD Pascal

FORTRAN 77

O Apple II Plus incluía a linguagem de programação Applesoft BASIC em ROM. Este dialeto do BASIC produzido pela Microsoft, que estava anteriormente disponível como uma atualização, suportava aritmética de ponto flutuante (embora executasse numa velocidade perceptivelmente menor do que a do Integer BASIC de Steve Wozniak) e tornou-se o dialeto BASIC padrão da Apple.
Applesoft BASIC programado pela Microsoft

Da mesma forma que o Apple II, o Apple II Plus não tinha o recurso de caixa baixa (e sequer possuía uma tecla CAPS LOCK).

Todas as teclas alfabéticas do teclado retornavam letras em caixa alta, e não haviam letras em minúsculas armazenadas na fonte em modo texto gravada na ROM do micro. Para exibir letras minúsculas, alguns aplicativos tinham de executar no lento modo gráfico de alta-resolução e usar uma fonte customizada, em vez do método rápido, que seria utilizar a fonte em ROM do modo texto.

Outros programas usavam texto em modo de vídeo invertido para representar texto que seria impresso em minúsculas. Alternativamente, os utilizadores podiam instalar uma ROM customizada que continha letras em minúsculas na fonte, ou adquirir um dos vários cartões de 80 colunas fabricados por terceiros, os quais habilitavam um modo de texto que podia exibir 80 colunas e texto em caixa alta e baixa. A placa "Videx Videoterm" e seus muitos clones foram especialmente populares no mercado estadunidense.

Para detectar que o teclado estava sendo utilizado em modo de caixa baixa, algumas soluções criativas vieram à luz. Uma delas, denominada one-wire shift key mod ("modificação de um fio da tecla SHIFT") conectava a tecla SHIFT a um dos pinos do conector de joystick na placa-mãe.

Aplicações compatíveis, incluindo quase todos os processadores de texto, podiam então detectar se a tecla SHIFT estava sendo pressionada. Esta modificação, todavia, por envolver um trabalho de solda, só se tornou popular entre hobbystas. Por este motivo, a maioria dos aplicativos que davam suporte a letras em minúsculas podiam também usar a tecla ESC como uma indicadora substituta de caixa baixa caso o "shift key mod" não estivesse instalado.
O Apple IIe foi o terceiro modelo da série de microcomputadores Apple II produzida pela Apple Computer. O e no nome vinha de enhanced ("aperfeiçoado"), referindo-se ao fa(c)to de que vários requisitos populares, antes só disponíveis através de atualizações do sistema, agora já vinham incorporados de fábrica.

Houveram melhorias na expansibilidade do sistema e foram acrescentadas algumas poucas características novas, o que resultou numa máquina de uso geral bastante atrativa para usuários novatos. Realmente, o Apple IIe tornou-se o computador mais longevo em toda a história da Apple, tendo sido produzido e comercializado por quase 11 anos com alterações relativamente pequenas. Por este motivo e por seu uso no campo educacional, tornou-se o modelo mais conhecido desta série nos EUA.

Do fracassado Apple III, o qual veio para substituir emergencialmente, herdou o modo de texto em 80 colunas e o suporte a caixa baixa.
Imagens Apple III


Tela do Apple III

O Lisa foi um computador pessoal (PC) revolucionário lançado pela Apple Computer em 1983. Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A idéia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade.

O projeto Lisa começou em 1978. Steve Jobs, co-fundador da Apple, participou de seu desenvolvimento até 1982, quando juntou-se ao projeto Macintosh.

Tela do Lisa

A origem do nome Lisa é um mistério. Alguns pensam que é o acrônimo de Local Integrated Software Architecture, outros dizem que vem do nome da filha de Jobs, e que o acrônimo foi inventado mais tarde para combinar com o nome.
O Lisa foi lançado em 19 de janeiro de 1983 a um preço de US$ 9995. Utilizava um microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25" de 871 KB. Seu sistema operacional era o Lisa OS, que já era multitarefa não-preemptivo (cooperativo), função extremamente avançada para a época. Essa função era, em parte, responsável pela lentidão do processamento.

Apesar de seu caráter revolucionário para a época, o Lisa foi um enorme fracasso comercial para a Apple. Em uma época em que 96 KB de RAM eram considerados uma extravagância, parte importante do preço do Lisa (e do seu fracasso) pode ser atribuída ao seu excesso de memória. A título de comparação, em 1990 ainda se vendiam computadores com menos memória que o Lisa proporcionava 7 anos antes.
Grupo de Desenvolvimento do Apple Lisa

O folclore da computação conta que a Apple mantém um número significativo de Lisas não vendidos em um estoque em Utah.
Hoje em dia, os Lisa que ainda funcionam tornaram-se objetos de coleção pelos quais os usuários estão dispostos a pagar milhares de euros.
Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela Apple Inc. desde janeiro de 1984. O nome deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin.

O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI), na época um desenvolvimento revolucionário. Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.
Macintosh 512 KB

Os primeiros modelos foram construídos em torno dos microprocessadores da família 68000 da Motorola. Com o surgimento de arquiteturas mais poderosas, a partir de 1994 foi empregada a família de processadores PowerPC da IBM e Motorola. Em 2006, uma nova transição ocorreu, com a adoção de processadores Intel, da família Core.

As bases do projeto Macintosh surgiram no início de 1954 com Jef Van Dam, que imaginou um computador fácil de utilizar e barato para grandes empresas. Suas idéias foram repertoriadas no O Livro do Macintosh.

Em Fevreiro de 1967, Jef Van Dam foi autorizado a lançar o projeto e começou a procurar um engenheiro capaz de construir o primeiro protótipo. Bill Atlhon, um membro do projeto Lizza, apresentou-o a Bob Smith, um técnico que acabara de ser contratado naquele ano. Segundo certas fontes, Bill Atkinson teria dito a Jef Raskin: Jef, this is Burrell. He's the guy who's going to design your Macintosh for you.
Burrell Smith
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 740x1396. |

O primeiro protótipo de Burrell Smith obedecia às especificações de Jef Raskin: tinha 64 KB de memória, utilizava o lento microprocessador 6805E da Motorola e tinha um monitor de 256x256 pixeis em preto e branco. Bud Tribble, um programador trabalhando no projeto Macintosh, propôs que se adaptassem os programas gráficos do Lisa e perguntou se seria possível integrar o processador Motorola 68000 do Lisa no Macintosh, mas mantendo o baixo custo de produção.

A partir de dezembro de 1980, Burrell Smith desenvolveu uma placa que continha não somente um processador 68000, mas que, além disso, o fazia rodar a uma frequência de 8 MHz em vez de 5 MHz. Este tinha também um monitor com 384x256 pixeis. Esta máquina utilizava menos controladores de memória que o Lisa, tornando sua fabricação bem mais barata.
O projeto inovador do Macintosh atraiu a atenção de Steve Jobs, que saiu do projeto Lisa com sua equipe para se concentrar no projeto Macintosh. Em janeiro de 1981, ele tomou a direção do projeto, forçando Jef Raskin a deixar o mesmo.

Steve Jobs tinha visitado os laboratórios de desenvolvimento da Xerox em Palo Alto (Palo Alto Research Center, o PARC) em dezembro de 1979, três meses antes do lançamento dos projetos Lisa e Macintosh. Tendo descoberto que a Xerox desenvolvia uma tecnologia de interface gráfica, ele havia negociado essa visita em troca de ações da Apple.
É evidente que essa visita influenciou muito Steve Jobs no desenvolvimento do Lisa e do Macintosh.
Tela do primeiro OS da Apple depois da Visita a Xerox

O Macintosh foi lançado em 24 de janeiro de 1984, com um preço de US$ 2495. Vinha equipado com 128 KB de memória (por isso é conhecido hoje como Macintosh 128k, para diferenciá-lo de modelos posteriores, também chamados Macintosh) e rodava com o sistema operacional Mac OS.

Apesar de uma acolhida entusiástica, ele era radical demais para alguns: como a máquina era construída em torno da interface gráfica, todos os programas em linha de comandos existentes tiveram que ser completamente adaptados. Isso contrariou a maior parte dos desenvolvedores de software, sendo a causa principal da falta de programas para o Macintosh no início.

Algumas Imagens
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 1000x1379. |




![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 675x443. |









Videos
Imagem da capa do filme que retrata a historia da Apple e Microsoft

Bom pessoal espero que tenham gostado do especial Old Apple Computers porque foi legal pesquisar e passar isso para vcs.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário